terça-feira, julho 01, 2008

Marília

Eu acabei de lembrar do cheiro de biscoito que havia no ar perto da minha casa em marília. A fábrica da Marilan estava situada no alto do bairro Jardim Itapuã na beira da rodovia. E eu morava na quarta rua à esquerda da torre de energia elétrica a uns poucos quilômetros da boca do extinto vulcão que existia por ali que, ao explodir, formou um belíssimo vale que hoje é uma fazenda universitária. Do alto do bairro vinha aquele cheiro, eram vários tipos de cheiros que remetiam a vários sabores de biscoito encontrados nas prateleiras dos supermercados. Cheiro de biscoito de maizena, parece doce como leite fervido no ar. Os biscoitos de morango, chocolate, creme, etc, eram ótimos de se respirar também cada qual com sua nuance, o de morango era como nota musical e o de chocolate um convite ao sono mais profundo. A cada duas horas vinha um cheiro diferente daquela fábrica e ele adentrava as janelas de todas as casas do bairro... e quase não haviam árvores nas ruas ou crianças brincando por esses cheiros mágicos. Um hora eu acostumei com o cheiro, mas sempre que voltava de alguma viagem o odor da fábrica as 6 da manhã já me mostravam o caminho de casa, o rumo a seguir ao meu descanso merecido.
Aprendi o que sei de culinária descascando legumes, temperando carne e frango, fazendo risotos e deixando de molho feijão. Refogar era um mistério que hoje se resume a alho, cebola, azeite. Molho de tomate bom é feito com tomates frescos sem sementes, sem pele, bem picados e cozidos no refogado com pimenta do reino, sal, noz moscada e shoyo. Etc.
Tinha uma loja de cds no supermercado Tauste chamada Cd Mais onde trabalhava o Admilson. Excelente pessoa, me sugeriu muita música boa e me deu o primeiro disco do Jaco Pastorius que eu ouvi na vida além de me vender um ótimo Ravi Shankar e um álbum duplo do John Mayall. Eu ia no supermercado quase todo o tempo em que estava em casa então eu falava com o Admilson todo o tempo. Na loja ainda tinham o Spock e o Lucas. A dona era a Patrícia. Ela me deu muitas dicas sobre como criar filho homem. E me deixava comprar cds com prazo de 15 dias. As vezes eu não sabia o que fazer naquela calmidão toda então eu ia falar com o Admilson e ele sempre tinha algo bom pra me mostrar. Se eu gostasse, comprava. Erik Satie, Duo Assad, Villa-Lobos, Carlos Gardel, Caetano V., Vinícius e Toquinho, Clara Nunes, essa era a minha trilha sonora que eu dividia com minha mulher enquanto cozinhávamos todos os dias a nossa refeição. Era muito bom e ela cozinhava melhor do que eu. Depois do almoço vinha aquele cheiro de biscoito e ficava tudo legal. Não tinha t.v. à cabo ou internet 24 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário