Consumidores são mais pães-duros quando pagam à vista, diz estudo
da BBC Brasil
Quatro estudos americanos sugeriram que consumidores acabam gastando menos quando pagam à vista, em relação a quando pagam usando crédito.
Além disso, elas também gastam menos quando precisam estimar seus gastos de forma mais detalhada, indicaram as pesquisas.
"Quanto mais transparente o fluxo de dinheiro, maior a aversão ao gasto, ou maior a 'dor do gasto'", resumiram os pesquisadores, em um artigo na revista científica "Journal of Experimental Psychology: Applied".
Os cientistas da Stern Business School, da Universidade de Nova York, e da Smith School of Business, da Universidade de Maryland, ambas nos Estados Unidos, pediram aos participantes dos estudos que examinassem vários cenários e respondessem a quanto gastariam pagando à vista ou usando outras formas de pagamento.
No primeiro estudo, em que 114 pessoas se depararam com o cenário de uma refeição em um restaurante, os resultados sugeriram que "as pessoas estão mais dispostas a gastar (ou pagar) mais quando usam cartão de crédito que quando pagam à vista", diz o estudo.
Para os cientistas, pagar à vista ressalta a "dor de gastar".
Este é o exemplo de pesquisa inútil. Beira a obviedade saber que gasta-se mais no crédito do que à vista. Por que o bêbado bebe e não come? Porque é líquido, oras. Tudo o que é líquido faz efeito, mas só depois de ingerido. Assim como o crediário, eu compro e depois vejo como pago. Este me parece ser o sistema vigente, é perversamente arquitetado para todos os correntistas e contribuintes. Recebo ligações semanais para aumentar meu crédito e eu sempre respondo a mesma coisa: não posso, não devo, não quero.
Silêncio.
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