sexta-feira, outubro 01, 2010

Renault apimenta design e traz novas linhas com o protótipo DeZir - Priscila Dal Poggetto

Já era esperado que para um evento “em casa” a Renault trouxesse um grande carro. E o conceito elétrico DeZir não decepcionou no Salão de Paris. O protótipo exibido nesta 65ª edição da feira é, na verdade, um estudo de estilo, que traz as tendências dos próximos modelos a serem desenvolvidos pela fabricante francesa.

Pelo que foi visto na apresentação em Paris, suas linhas causam impacto. Foram poucas as vezes em que o presidente mundial da Renault, o brasileiro Carlos Ghosn, deixou de ser o centro das atenções do estande da marca. O que é de se surpreender, já que o discurso dele se concentrou na meta da Renault de vender veículos elétricos pelo mesmo preço das versões a combustão.

Sem dúvida, o apelo visual foi o grande investimento da fabricante francesa. Não é à toa o nome do modelo é um trocadilho que mistura a palavra “desejo” (désir, em francês) com a letra “z” de “zero emissão” (zero émission, em francês). Até o catálogo de apresentação do conceito é provocativo, com fotos sensuais que ilustram fortes paixões.

O esportivo DeZir é equipado com um conjunto de baterias de 24 kWh capaz de gerar 150 cavalos de potência. Pesando 830 kg (peso de um modelo compacto), o carro pode chegar aos 100 km/h em 5 segundos. De acordo com a Renault, a autonomia é de 160 km com uma carga de 80%, que pode ser realizada em 20 minutos.

As linhas que representam o recomeço da marca bem que poderiam ser adotadas também pela divisão romena da companhia, a Dacia. É dela que Brasil recebe projetos “quadradões” como o Logan e o Duster, que está para ser lançado no país em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário