quarta-feira, fevereiro 02, 2011

México acusa programa sobre carros da BBC de xenofobia

O embaixador do México em Londres protestou junto à BBC contra comentários que julgou "ofensivos, xenofóbicos e humilhantes" feitos sobre seu país em um conhecido programa de TV.

O embaixador Eduardo Medina Mora escreveu para a BBC contra o que chamou de "insultos" feitos pelos apresentadores do "Top Gear" --programa voltado para novidades do mundo automotivo--, Richard Hammond, Jeremy Clarkson e James May.

O apresentador Richard Hammond fez comentários desdenhosos sobre o carro esportivo mexicano Mastretta.

"Carros mexicanos são preguiçosos, ineficazes, flatulentos, obesos, dormem apoiados contra uma cerca olhando para um cactos vestido com um lençol com um buraco no meio que serve de casaco."

Os apresentadores, conhecidos por seus comentários espirituosos, também chamaram a comida mexicana de "vômito frito".

O apresentador principal do "Top Gear", Jeremy Clarkson, disse estar confiante de que os comentários não despertariam protestos porque o embaixador do México estaria dormindo.

Mas o representante mexicano no Reino Unido protestou e exigiu desculpas da BBC.

"Os apresentadores do programa recorreram a uma linguagem ultrajante, vulgar e indesculpável para despertar sentimentos preconceituosos contra o povo mexicano, sua cultura bem como o seu representante oficial no Reino Unido"', escreveu Mora.

No documento, o diplomata acrescentou ainda: "Esses comentários ofensivos, xenófobos e humilhantes só servem para reforças estereótipos negativos e perpetuar preconceitos contra o México e sua população".

Não é a primeira vez que o programa sobre carros causa polêmica.

Em 2008, centenas de espectadores fizeram reclamações após Clarkson ter feito uma piada sobre motoristas de caminhões assassinando prostitutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário