O brasileiro conquistou seu segundo triunfo (o outro havia sido no Brasil) em uma temporada dominada pela Ferrari 312T de Niki Lauda que, com um seguro motor V12 e caixa de marchas transversal (incomum para a época), assegurou o título de pilotos com uma prova de antecipação. Naquele GP, Emerson subiria ao pódio ao lado de um brasileiro promissor, José Carlos Pace, e terminaria o campeonato em segundo lugar, a 19,5 pontos de Lauda. No ano seguinte, preferiu abraçar o complicado projeto nacional da Copersucar e nunca mais faria as pazes com a vitória.
Nos anos 60 e 70, o GP da Inglaterra revezava suas sedes entre Brands Hatch e Silverstone. Sede da prova em 1975, Silverstone apresentava para aquele ano uma chicane na Woodcote, uma medida adotada pelos organizadores para evitar acidentes similares ao que acabara, dois anos antes, com a carreira do italiano Andrea de Adamich. Aquela seria a primeira de várias modificações que transformaram o ultrarrápido Silverstone, cheio de retas, no que atualmente é um traçado mais técnico e travado.
Com uma nova chicane, era de se esperar que poucos seriam os acidentes naquela ocasião, mas o efeito foi contrário. A partir da 19ª volta, uma pesada chuva começou a cair no circuito. O primeiro a sair foi Clay Regazzoni, da Ferrari, ao bater na Club e danificar sua asa traseira. Depois o galês Tom Pryce, da Shadow, que liderava a prova, também colidiu na Club e abandonou o GP. A chuva parou, mas era apenas uma introdução do que estava por vir.
Àquele ponto, na linha de frente, sobraram Jody Scheckter, da Tyrrell, o brasileiro José Carlos Pace, da Brabham, Niki Lauda, da Ferrari, James Hunt, da Hesketh, e Emerson. Scheckter parou nos pits para mudar para pneus de chuva, enquanto o restante do pelotão continuou com pneus slick. O sul-africano ultrapassou a todos, seguido por Jean-Pierre Jarier, da Shadow, mas a pista secou novamente e Scheckter teve que, mais uma vez, parar nos pits.
Hunt assumiu a ponta na 42ª volta, mas seu motor começou a dar problemas e Fittipaldi, que ultrapassara Jarier e Pace, tomou a liderança. Aí os deuses do inesperado na F1 começaram a agir. Para a surpresa de todos, novamente o temporal voltou e Jarier foi o primeiro a rodar... na problemática Woodcote. Na volta 56, Pace, Scheckter, Hunt e outros cinco pilotos (incluindo Wilsinho Fittipaldi) rodaram na Club, enquanto Patrick Depailler, da Tyrrell, Mark Donohue, da Penske-March, e John Watson, da Surtees, bateram na Stowe (veja no vídeo abaixo).
Veio a bandeira vermelha e a corrida terminou 11 voltas antes do previsto. Emerson, que de última hora resolveu mudar para pneus de chuva, foi o vencedor. Pace pôde subir ao pódio, após a comissão do GP decidir que os resultados seriam contados pelo início da 56ª volta – para o desespero da Ferrari, que, ao término da corrida, teria Lauda no pódio.
Naquele dia, outro fato importante foi o anúncio de despedida do bicampeão inglês Graham Hill. Quatro meses depois, ele morreu em um acidente de avião.
GP da Inglaterra de 1975: resultado final
1º. Emerson Fittipaldi (BRA/McLaren-Ford), 1h22min05s0
2º. José Carlos Pace (BRA/Brabham-Ford), não completou
3º. Jody Scheckter (AFS/Tyrrell-Ford), não completou
4º. James Hunt (ING/Hesketh-Ford), não completou
5º. Mark Donohue (EUA/Penske March-Ford), não completou
6º. Vittorio Brambilla (ITA/Beta March-Ford), a 1 volta
7º. Jochen Mass (ALE/McLaren-Ford), não completou
8º. Niki Lauda (AUT/Ferrari), a 2 voltas
9º. Patrick Depailler (FRA/Tyrrell-Ford), não completou
10º. Alan Jones (AUS/Hill-Ford), a 2 voltas
11º. John Watson (IRN/Surtees-Ford), não completou
12º. Mario Andretti (EUA/Parnelli-Ford), a 2 voltas
13º. Clay Regazzoni (SUI/Ferrari), a 2 voltas
14º. Jean-Pierre Jarier (FRA/Shadow-Ford), não completou
15º. Tony Brise (ING/Hill-Ford), não completou
16º. Brian Henton (ING/Lotus-Ford), não completou
17º. John Nicholson (NZL/Lyncar-Ford), não completou
18º. Dave Morgan (ING/Surtees-Ford), não completou
19º. Wilsinho Fittipaldi (BRA/Copersucar-Ford), não completou
Não-classificados:
Hans-Joachim Stuck (ALE/Lavazza March-Ford), acidente
Jim Crawford (ESC/Lotus-Ford), acidente
Tom Pryce (GAL/Shadow-Ford), acidente
Lella Lombardi (ITA/Lavazza March-Ford), motor
Ronnie Peterson (SUE/Lotus-Ford), motor
Jacques Laffite (FRA/Williams-Ford), embreagem
Carlos Reutemann (ARG/Brabham-Ford), motor
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