Os Trombadinhas é um filme policial brasileiro de 1979, dirigido por Anselmo Duarte. O longa é pouco conhecido, e segundo Duarte, odiou tê-lo feito. O roteiro é de Carlos Heitor Cony e Pelé, que também atuou como protagonista.
Sinopse
Um bem sucedido empresário decide modificar a vida das crianças abandonadas que praticam furto em São Paulo, os chamados "trombadinhas" (gíria para menores que derrubam as pessoas nas ruas para as roubarem enquanto estão caídas). Porém, a polícia o desencoraja, pois dizem que raramente os trombadinhas agem por conta própria, e que em geral, são comandados por marginais de maior idade que exploram a impunidade dos menores para agir. O empresário então entra em contato com o ex-jogador Pelé, que resolve colaborar com a polícia e ajudar a redimir as crianças delinquentes alocando-as aos projetos sociais do empresário e outros, inclusive levando algumas para treinarem futebol. A partir daí, Pelé faz de tudo para prender os marginais que comandam os trombadinhas e tirar os menores abandonados das ruas.
Curiosidades
Foi o último filme de Anselmo Duarte (1920 - 2009). A distribuição foi da Embrafilmes e Ipanema Filmes, o outro titulo do filme é: Pelé Joga Contra o Crime.
A General Motors do Brasil participou da produção cedendo os veículos para as filmagens. Pelé usa um modelo Chevrolet Caravan e na parte final há uma peseguição de automóveis com uma colisão de um Chevette GP, carro esportivo daquela montadora. Um modelo Opala também aparece sendo embarcado num navio em Santos.
Direção Anselmo Duarte
Roteiro Carlos Heitor Cony (argumento e diálogos)
Pelé (história)
Elenco original
João Nilson Felicio Alves
Neuza Amaral
Áurea Campos
Pelé
Tony Cardi
Raul Cortez
Kátia D'Angelo
Clóvis Barbosa da Silva
Marco Antônio da Silva Gomes
Renato de Oliveira
Francisco di Franco
Eraldo Barbosa Ferro
Edgard Franco
Paulo Goulart
Sérgio Hingst
Ingo Hoffmann
Género policial
Idioma original português
Nenhum comentário:
Postar um comentário