terça-feira, julho 19, 2005

O que é terrorismo? Onde ele começou?

Meu interesse por história é muito antigo. E tudo na história, desde os grandes fatos que marcaram o mundo, desde as mudanças mais profundas na humanidade e no nosso ambiente até aquelas coisas do cotidiano que fazem as engrenagens da história girar é importante. As pequeninas coisas, as pessoas anônimas e os fenômenos naturais influenciam os fatores externos de uma era, de um século, etc.
A primeira vez que eu ouvi falar sobre terrorismo foi sem querer. Estudei um pouco sobre a França e como um país imperialista invadiu e "colonizou" terras no norte da África, América, Ásia... um desses países chama-se Argélia. A fama dos franceses como colonizadores é terrível, assim como a dos alemães, belgas e espanhóis, como os romanos. Mas os franceses estão no topo dos horrores colonialistas. Todas as suas propriedades invadidas hoje são países mais miseráveis que o Brasil, por exemplo, mais corruptos, em guerra civil constante e pagam por isso com uma maciça imigração de marroquinos, surinameses, argelinos.
Pois bem. Dizem que na Argélia as pessoas já estavam cansadas da presença perfumada dos franceses, da violência total gerada por sua invasão e resolveram agir contra a vergonha de serem considerados piores, inferiores do que eles. Sem uma força política legítima, sem um exército organizado pela opressão, a população tomou uma atitude. Nos lugares onde os soldados imperialistas comiam começaram a sofrer ataques goela abaixo literalmente: os argelinos serviam bolinhos com gilete dentro para os franceses. Os gulosos comiam orgulhosos e morriam de hemorragia interna com cortes profundos no sistema digestivo. Foi a primeira vez que eu ouvi falar sobre um ato terrorista.
Outro fato são os Hashishins, grupo de mercenários liderados por Hasan Ibn al-Sabbah,
um persa de imensa cultura profundamente interessado em poesia e nos avanços da ciência na época dele. Com a queda da dinastia Xiita, os Buwayhids na Pérsia, e com a ascenção dos seljúcidas, autoridades ortodoxas sunitas ao longo da região, Hasan estabeleceu uma organização politico-religiosa secreta para reformar o califado Xiita e se vingar dos Sunitas. Eram conhecidos por sua lealdade mortal ao seu mestre podendo cometer atos de violência gratuita, cometer suicídio para poderem lograr os benefícios de um paraíso criado por Hasan para si e para seus discípulos. Os prazeres do palácio, aparentemente, eram tão importantes quanto a vida daqueles que serviam aos desígnios de Hasan. Foram também conhecidos por assassinos, etmologicamente falando, que significa haxixe, a iguaria que trazia a felicidade e o conforto dos seguidores dos hashishins. Famosos terroristas em sua época.
Isto é história. O que está abaixo é um ato terrorista. Verdadeiro ou não, é terrorismo.

ASSISTAM "UM FILME FALADO", DE MANOEL DE OLIVEIRA. Eu já assisti e sofri muito com ele.

Segue abaixo algo absurdo e inacreditável!
A POLÍCIA PEDE PARA REPASSAR PARA O MÁXIMO DE PESSOAS!!!! Até onde vai a maldade do ser humano? O ÚLTIMO CASO OCORREU COM UM GAROTO DE 15 ANOS, NO RIO DE JANEIRO! Ele estava voltando para casa, quando ouviu um bebê chorando dentro de uma construção. Ao entrar e se aproximar da criança, ele recebeu uma tijolada na cabeça e desmaiou.
Algumas horas depois ele se encontrava vendado no porta-malas de um carro em movimento. Depois, num galpão, ainda vendado, foi posto um pano contendo uma substância química, em seu nariz e boca, para que ele desmaiasse. Os seqüestradores
ligaram para a família do garoto pedindo uma certa quantia para o resgate. Como a quantia foi paga, os seqüestradores jogaram o menino amarrado, em plena madrugada, em frente casa da família ( tudo indica que eles já perseguiam o garoto há tempos ). A família encontrou uma estranha cicatriz na barriga do menino e o levou para o hospital, para que os médicos lhe examinassem. A surpresa foi que lá dentro (da barriga do garoto) foi encontrado um bilhete plastificado com a seguinte frase:
O dinheiro pode salvar a vida de seu filho, mas não pode poupá-lo da morte...´
Depois de alguns exames, descobriram que o garoto estava Infectado com várias doenças, como: Tuberculose, Mal de Chagas e até HIV positivo!
O garoto se lembra de ter levado picadas no corpo que seriam, supostamente, seringas contendo tais doenças!
12 CASOS SÓ NO ESTADO DE SÃO PAULO.
A POLÍCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO JÁ ESTÁ AVISANDO A POPULAÇÃO:
NÃO PASSE EM FRENTE CONSTRUÇÕES OU CAÇAMBAS DE LIXO.
A MAIORIA DOS RELATOS CONTAM QUE TAL FATO ACONTECE NO PERÍODO NOTURNO, PRINCIPALMENTE COM CRIANÇAS OU ADOLESCENTES DE 13 A 20 ANOS. CASOS COMO ESTE ESTÃO OCORRENDO PELO BRASIL INTEIRO, PRINCIPALMENTE EM BAIRROS NOBRES. A POLÍCIA PEDE A TODOS PARA FICAREM ATENTOS, PRINCIPALMENTE EM RUAS ESCURAS.
CASOS COMO ESTE OCORREM TODA SEMANA, ACREDITAM QUE O TAL BEBÊ CHORÃO POSSA SER FILHO DOS SEQÜESTRADORES OU ATÉ MESMO NÃO EXISTAM, SENDO APENAS VOZES DELES. EXISTEM CASOS QUE VARIAM COM MULHERES CHORANDO.
ISSO NÃO É BRINCADEIRA. - O AVISO É SÉRIO E DEVEMOS FICAR ALERTAS NAS RUAS A POLÍCIA ALERTA: PASSE ESTA MENSAGEM ADIANTE PARA TODOS COM QUEM VOCÊ SE IMPORTA. QUANTO MAIS SE ESPALHAR, MAIS CHANCE TEMOS DE VENCER CONTRA ESTAS TERRÍVEIS
PESSOAS.

Luiz Fernando Arantes Paulo OAB/SP 205.147

Ninguém cometeu maior erro do que aquele que não fez nada só porque podia fazer muito pouco.

domingo, julho 10, 2005

Um telescópio apontado para o meu coração - Extemporânea n# 1

Já tive muito tempo para questionar a sanidade das coisas que penso sobre política, sobre o papel da humanidade, tecnologia e modernidade, pós-modernidade, artes plásticas. Sei quais são minhas preferências e tenho tido grande prazer estudando novamente os conceitos do que revolucionou o modo de pensar científico do século retrasado. O que são ideologias deixou de ser uma preocupação pois estou entretido na observação do que está acontecendo conosco. Sim! Conosco pois a cada dia que passa eu me sinto mais e mais compromissado com o todo do que comigo de um jeito especial. Nas fases boas da vida, onde tudo conspira a nosso favor, realmente vemos a maldade nas coisas e a podridão dos nossos anos de escravidão intelectual moldados em nosso sorriso. Apenas o amor toca de verdade o ser humano, isto eu aprendi na carne.
O que penso é simples. Eu vejo uma espiral de fatos todos rolando sobre nós e cada um destes fatos representa uma idéia do que está acontecendo, acontecerá e as conseqüências do que já foi ao mesmo tempo em que esqueço minha origem e tento refletir a humanidade. Uma meditação instantânea e pronto. Assim, vinte e quatro horas por dia, desde o dia em que eu nasci e constantemente. O sono representa uma fração do que é a experiência do saber.
Por exemplo. O referendo sobre desarmamento foi votado e estabelecido que o voto popular irá decidir se armas serão ou não vendidas no Brasil. Fato: mais de trezentos mil armas foram recolhidas pela campanha de desarmamento do governo. Efeito: a classe média não tem interesse em mudar o que está presenciando. O povo está efetivamente desarmado e qualquer situação de revolução civil seria facilmente controlada pelas forças do governo. O voto seria a democratização do sentimento mais do que especial sobre a preservação da vida em todos os sentidos. Então por que votar?
A verdadeira vitória seria vivenciar um desinteresse geral na agressão do cidadão através do que se tornou uma guerra urbana. Parar de pensar em contas e contas, em C.P.I.s, em política opressiva, na escolaridade dos presidiários e empreender o tempo útil, converter tudo o que há de mais sagrado em horas de ócio criativo. Incluir a todos na mesma idéia. Até hoje me espanta a idéia de que, sob qualquer justificativa, alguém possa me dizer que há alguma boa coisa nas idéias do segundo anti-cristo de Nostradamus, Hitler, safado. Pois bem, até hoje discutimos muito coisas antiquadas, passadas mesmo a tempos demais. Minha perplexidade se estende aos anos 20 e 30 do século XX, um período onde o Brasil flutuava nas mesmas ondas, nas mesmas vibrações, em sua corrente única no fluxo da modernidade. Alguém em nossa terra esqueceu de acabar de vez com os resquícios do império, da colonização e modernizar o pensamento fomentando ruptura com tudo o que nos afasta de ser humano no sentido mais profundo do que era ser brasileiro no mundo moderno. Estou sempre atento à televisão. Panis et circensis!
Para que ter acesso a tecnologia se apenas nos atentamos ao que há de mais fútil nela? Pois é isso que está em minha espiral. Eu trabalho com tecnologia e me interesso por tecnologia em tempo real. Tudo o que engloba comunicação em tempo real, streaming, downloads me interessa. Interessa também o que existe no pensamento de Foucault, Niestzche, na tecnologia da mente do Dalai Lama, o som universal e o silêncio absoluto, eletro-acústica, baixo elétrico, freqüências sonoras e tecnologia de gravação e registro de sons.
Política me interessa. E muito. Aristóteles sabia que na nossa era todo mundo seria tão político que repudiaria esta faceta de si em troca da abstinência, do comodismo e das proteções filosóficas da república. A república do Brasil é estranha, pelo que eu tenho estudado. No fundo eu aprendi que em todo governo republicano é impossível conter as humanidades no poder legislativo pois ele se alimenta do calcanhar de Aquiles do homem:querer mais do que precisa! O poder judiciário é que não pode ter falhas de caráter. Tem que defender as nossas falhas pessoais de maneira imparcial nos sentidos mais profundos. Um jovem advogado de Marília me disse que nosso sistema judiciário bebe em fontes demais, de todas elas bebe apenas o paleativo remédio que nos aproxima da Itália, EUA, Inglaterra, Portugal, Grécia. Mas e nossas raízes? são apenas estas nossas referências? Temos que exigir um sistema próprio para nossos problemas e vivê-lo calado, pagando em impostos as diferenças entre bolsas de valores, preço do aluguel e das parcelas do cartão de crédito? Pois bem, não entendo isso como ser adulto nem político. Entendo por isso escravidão forçada.