terça-feira, abril 01, 2014

A ditadura venceu - Notícias - Política

http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/mobile/2014/04/01/a-ditadura-venceu.htm

#querovivernobrasildofuturo - Bruno Prieto

É revoltante o resultado. Uma pesquisa feita pelo IPEA, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, ouviu 3.800 pessoas de todo o país sobre a violência contra a mulher e chegou a uma conclusão surpreendente: 65,1% dos entrevistados disseram que “as mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas” e 58,5% afirmaram que “se as mulheres soubessem se comportar haveria menos estupro”.
O Brasil mudou demais nos seus últimos trinta anos. Passou de uma promessa estranha do paraíso perdido para uma democracia violenta, um país de políticos sujos em sua maioria, um país intolerante como a Arábia Saudita para com os direitos humanos, uma selvageria norte americanizada para com as diferenças. Acho que o povo assiste muita televisão e está ficando mais parecido com ela a cada dia. Altivos espectadores das subcelebridades, jogadores de futebol, e também das pessoas que maltratam outras pessoas, mulheres, crianças, idosos... é um horror o que estou presenciando.
Imaginar que o pais do futuro se tornaria um país de misógenos e xenófobos ou de racistas é a maior desilusão. Aqui tem tudo de bom, do clima favorável para as pessoas viverem, da natureza em sua forma intocada aos belíssimos recortes arquitetônicos de nossos gênios, muita gente bonita e trabalhadora. Onde, onde foi que o decote das mulheres virou arma ou argumento para estupro? Onde foi que os seios viraram os alvos. Onde? 
Claro que tudo passa pela educação. E educação acontece em casa. Passa pela cultura. E cultura se faz com educação e tempo. Uma sociedade se faz de regras e pessoas. A sociedade estimula as diferenças mais do que estimula as igualdades. E as pessoas precisam pensar melhor suas ações. Aceitar que as mulheres sejam violentadas por estimular o agressor mais do que pela conduta da maldade que lhe reserva o ódio, o agressor é o culpado de ter olhos, mãos, dentes, mostra que a sociedade em busca de justiça está paralisada no tempo e segurando uma granada que já não possuí mais seu pino de segurança. Toda pessoa tem uma mulher na vida. Uma a qual deve todo respeito e carinho. E os vândalos imbecis, até nisso, não dão valor. Assim, o Brasil passa do país do futuro para um país de realidade catastrófica e carente de beleza. Darcy Ribeiro dizia que o Brasil e o brasileiro tem vontade de beleza. Mas esse Brasil foi assassinado pelas mesmas mentes que hoje pregam pena de morte, justiça com as próprias mãos e até a volta da ditadura por aqui.
Vamos mudar a estatística: Brasil, o país que mais ama as mulheres no mundo? Vamos? Eu vou!